Por Cleber Cunha & Mônica Carvalho.

 

  • Quantas vezes você interrompe seu estudo para atender telefonemas, ver mensagens nas diversas redes sociais, bater um papo com o companheiro de biblioteca, ouvir uma música, lanchar, etc…?
  • Quais os seus sabotadores?

Já parou para PENSAR, IDENTIFICAR, CALCULAR…?

Você pode se SURPREENDER…!!!

 

O estudo para realização de concurso, vestibulares, e outras provas, imprescinde de um bom PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, que, entre muitos aspectos importantes, exige alguns comportamentos e estruturações objetivas para uma boa execução do plano estabelecido.

Entre vários aspectos objetivos que cercam um planejamento estratégico está a separação do tempo de estudo, ou seja, quantas horas são separadas por dia para o estudo.

Muitos separam as horas, determinando o período em que vão estudar; por exemplo: vou estudar de 21:00 as 00:00, todos os dias de segunda a sexta.

Simples, não?!

O grande problema não está na separação do período ou das horas de estudo, mas, sim, na BLINDAGEM dessas horas, ou seja, a proteção efetiva e necessária para que essas horas sejam efetivamente e exclusivamente dedicadas ao estudo.

Reflita mais um pouquinho:

  • O que mais pode estar ROUBANDO seu TEMPO de estudo?
  • Sua CONCENTRAÇÃO?
  • Sua PRODUTIVIDADE?

Se você parou, refletiu, e identificou desvios no uso do seu tempo de estudo…Então você DEVE tomar uma atitude: BLINDAR O SEU TEMPO DE ESTUDO.

  • Se está sozinho, proteja-se de você mesmo. Evite distrações, ponha o celular em modo avião, evite bater papo, estabeleça um intervalo preciso para um lanche e descanso, e volte-se exclusivamente para sua preparação.
  • Se está em casa – com pais, filhos, cônjuges, irmãos, amigos, etc; faça um pacto ou compromisso coletivo, de modo que o seu tempo de estudo seja respeitado; lembrando que sua aprovação será benéfica para todos.

 

Castro (2015, p. 38), no seu livro “Você Sabe Estudar: quem sabe, estuda menos e aprende mais”, sugere que seja estabelecido um plano de uso do tempo, senão vejamos:

Programe o seu TEMPO PROTEGIDO – que será dedicado àquelas tarefas que não podem ser feitas em meio a interrupções. (Grifo nosso).

 

Essa blindagem ou proteção é importante por causa de um comportamento essencial na preparação para concurso, vestibulares, e outras provas, qual seja: O ESTUDO INDIVIDUALIZADO…SOZINHO…

O Professor Pier (2015, pp. 28-32), ao escrever “Inteligência em Concurso: manual de instruções do cérebro para concurseiros e vestibulandos”, afirmou, entre outras coisas, que:

Aluno é alguém que assiste aulas. Essa é uma situação coletiva e passiva que não leva à aprendizagem, mas, sim, na melhor das hipóteses, à compreensão, ao entendimento. Estudante, por outro lado, é alguém que estuda. E estudar é uma situação solitária e ativa! Estudar é o que leva, na verdade, à aprendizagem.

 

Na hora da prova, quem estará lá? … … … É VOCÊ! E…SOZINHO!

 

O que vai contar, então, é o quanto você realmente aprendeu em sua preparação; aprendizagem que só virá com tempo efetivo de estudo individualizado.

 

Assim:

  • SEPARE seu tempo de estudo;
  • BLINDE seu tempo de estudo: de você mesmo; e de outros;
  • ESTUDE sozinho.

 

Lembre-se:

“Ou você tem uma estratégia própria, ou então é parte da estratégia de outrem” (Alvin Toffler)

 

 

Cognoscere Coaching – A Construção de Um Novo Futuro!

 

 

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Referências:

CASTRO, Claudio de Moura. Você Sabe Estudar: quem sabe, estuda menos e aprende mais. Porto Alegre: Penso: 2015.

PIAZZI, Pierluigi. Inteligência em concurso: manual de instruções do cérebro para concurseiros e vestibulando. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2015 – (Coleção Neuroaprendizagem; vol. 4).