Por Mônica Carvalho e Cleber C. Cunha.

Queridos leitores,

 

FOCO é  um comportamento IMPRESCINDÍVEL para a vitória.

Você sabia que FOCO é um COMPORTAMENTO aprendido e desenvolvido.

 

Você já se pegou distraído no meio de uma leitura (de sua preparação), sem saber o que acabou de ler?

Você já se pegou lendo uma matéria, porém pensando em que um amigo disse sobre um texto que ele leu e que é muito importante para sua preparação (será?)?

Você já parou e pensou: Caramba, li tudo, tudo que me enviaram, todos as “dicas” que me passaram, e, mesmo assim, não avancei nos meus resultados?

 

Talvez, esteja faltando FOCO.

A preparação para concurso público exige alguns comportamentos de GUERREIRO, entre os quais o FOCO.

O FOCO, em uma simples análise, seria um comportamento -portanto um treino – que busca “a atenção SELETIVA, a capacidade neural de MIRAR EM APENAS UM ALVO ao mesmo tempo que ignora um mar ATORDOANTE de estímulos chegando…”(Goleman, 2014, p. 21 – Grifos nosso).

Vivemos em um mundo atordoante, em que recebemos um arsenal gigantesco de insights a todo instante (Tejon, 2016, p. 102), o que pode desviar (e desvia) nossa atenção para informações que não vão agregar valores no que tange à nossa preparação para concurso, desviando-nos do nosso objetivo.

 

Um velho ditado Samurai afirma que:

O caminho do valente não segue os passos da estupidez. Quando um samurai diz que fará algo, é como se já o tivesse feito. Nada nesta terra o deterá na realização do que disse que fará.

Esse ditado parece revelar um dos grandes segredos do Guerreiro: O FOCO.

 

Tejon Megido (2016, p 102) afirma que:

Os guerreiros se recriam e se preparam para lutas em planos mais elevados a partir da revisão do eixo dos seus sentidos de vida e depois revendo a hierarquia de valores, que decidem, automaticamente, cada ato, cada olhar, cada percepção e cada FOCO do seu cérebro.

 

  • E, como isso se aplica a sua preparação?
  • Como se deve atuar em uma preparação?
  • Como filtrar o que é importante?

 

As respostas a essas perguntas passam necessariamente pelo PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO (sugiro a leitura do Texto: O Voo de Balão e o Planejamento Estratégico para Concursos, Blog set 30, 2019 | Artigos).

Primeira coisa importante é: Qual concurso quero prestar?

A resposta deve ser eminentemente ESPECÍFICA: Quero prestar o concurso ‘X’.

Depois você deve elaborar um PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO específico para esse objetivo, incluindo:

  • Análise das provas anteriores;
  • Determinação dos pontos mais importantes em cada matéria;
  • Hierarquização desses pontos;

Estruturação, a partir disso, de um EDITAL ESQUEMATIZADO.

 

  • Escolha do material pertinente, incluindo as fontes de atualização que devem manter ligação direta com os pontos pertinentes em relação ao seu concurso;
  • Determinação do horário de estudo;

E, a partir disso, o estabelecimento de um PLANNER.

 

Com essas ferramentas, ou seja, o Edital Esquematizado e um Planner, você deve concentrar sua atenção aos estudos do conteúdo necessário e previamente determinado, com FOCO somente no que interessa a sua preparação, descartando tudo que não interessa para a obtenção do seu objetivo – por mais atraente que possa parecer.

 

Fiquemos com as palavras de Tejon Megido (2016, p. 103):

“Uma vez que sabemos que guerreiros nunca nascem prontos, é importante estarmos disponíveis para rever nossa hierarquia de valores e introjetar um novo valor, conforme o nosso comando determinar, e não de acordo com os hipnólogos das mídias oi comandos externos”.

 

Continue nos seguindo…

 

Cognoscere Coaching – A Construção de um Novo Futuro!

 

_____________________________________

Referências:

GOLEMAN, Daniel. Foco: a atenção e seu papel fundamental para o sucesso. Tradução Cássia Zanon. 1ª ed. Rio de Janeiro: objetiva, 2014.

TEJON MEGIDO. José Luiz. Guerreiros não nascem prontos. São Paulo: Editora Gente, 2016.