Estamos no início de um novo ano. Tudo é possível: PEÇA, BUSQUE, BATA e seus sonhos e objetivos serão concretizados.

Leia o texto abaixo até o final, pois ele pode MUDAR SUA VIDA.

 

A cada novo ano, renovamos os nossos votos e objetivos, acreditando que com o passar de uma data especial as coisas simplesmente acontecerão.

A construção de um novo futuro, com a realização de sonhos e alcance de objetivos, porém, exige alguns compromissos que eminentemente não podem ser delegados a ninguém, e, muito menos, ao acaso, estando no âmbito do investimento individualizado. São “sacrifícios”pessoais que são necessários, sem os quais não há crescimento e, consequentemente, não há vitórias.

Uma história bíblica nos auxiliar nesse aprendizado. Jesus, ao ensinar seus discípulos sobre a oração disse:

“Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abri-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á” (Mateus 7: 7-8).

Essa orientação, em um primeiro momento, parece afastar a responsabilidade individual, cabendo ao indivíduo apenas pedir, buscar e bater, que tudo irá simplesmente e milagrosamente acontecer. Será? Vamos analisar um pouco melhor.

 

  • PEDIR.

Ao ensinar que para alcançar seus objetivos o discípulo tem de pedir, Jesus não necessariamente estava falando do objetivo fim, mas, sim, dos meios necessários para que o indivíduo, através de sua atuação, consiga alcançar seus sonhos e objetivos.

Assim, cabe-nos pedir SAÚDE, PAZ, CONDIÇÕES DE ESTUDO, CONDIÇÕES ECONÔMICAS.

 

  • BUSCAR.

A partir da estrutura mínima acima citada, cabe ao indivíduo dar a sua cota de “sacrifício”, ou o investimento para a realização de seus sonhos ou a concretização de seus objetivos.

Muitas vezes temos todos os elementos necessários para evoluirmos, mas ficamos inertes, acreditando que as coisas acontecerão por si … (ledo engano).

Peter Drucker nos ensina que “A melhor maneira de predizer o futuro é criá-lo”.

Muitos dizem: “Não tenho condições para pagar esse curso, treinamento, mentor, coach, livros, etc”; porém, não abre mão do Happy Hour, da viagem no final de semana, do celular novo, da pizza, etc.

Será que você está realmente buscando? Será que você está focado nos seus objetivos? Será que está fazendo efetivamente sua parte?

Outros dizem: “Li tudo, comprei todos os cursos, assisti todos os vídeos, e não cheguei a lugar nenhum”.

A busca exige outras análises:

Você se conhece?

Você estruturou um planejamento específico para você?

O que você está disposto a “abrir mão”, mesmo que temporariamente, para conquistar o seu sonho, que será uma conquista permanente ?

Muitos, ao buscar, querem obter resultados com base em caminhos trilhados por outros. Isso é uma possibilidade; porém, não em concurso público. O material pode ser o mesmo, o curso pode ser o mesmo, o professor pode ser o mesmo, mas a construção é INDIVIDUAL, sendo a soma de um AUTOCONHECIMENTO e um PLANEJAMENTO ESPECÍFICO e INDIVIDUALIZADO, criado e adaptado para a realidade de cada um.

Trilhar o caminho de outrem pode te levar a sonhos e objetivos que não são os seus, e PIOR, pode te levar a LUGAR NENHUM.

Alvin Toffler nos ensina que “Ou você tem uma estratégia própria, ou então é parte da estratégia de alguém”.

 

  • BATER.

Por fim, o ensinamento de Cristo nos mostra que não adianta PEDIR (as coisas certas), não adianta BUSCAR (sair da inércia e estabelecer um caminho individualizado), se não BATERMOS nas portas dos nossos sonhos e objetivos.

Você já deve ter testemunhado o seguinte diálogo:

– E aí, fez o concurso?

– Fiz não, eu não estava preparado.

Muitos pedem, buscam, mas não fazem os concursos, alegando não estarem preparados. Muitos, após se preparem, pensavam que não eram capazes, mas foram e fizeram o concurso, e foram aprovados, alcançando os objetivos … Imagine se não fizessem?

Alguns que se prepararam, fizeram o concurso, e foram aprovados chegam a dizer: TIVE SORTE.

Não acreditamos…

Segundo Thomas Edison “boa sorte é o que acontece quando a oportunidade encontra o planejamento”

Sêneca, outrossim, afirma: “Antes de começar, é preciso um plano, e depois de planejar, é preciso execução imediata”.

Lembre-se do velho ditado militar:

“O covarde nunca começa, o fracassado nunca termina, o VENCEDOR NUNCA DESISTE”

 

Continue nos acompanhando.

Cognoscere Coaching – A Construção de Um Novo Futuro!