O planejamento estratégico é uma ferramenta de direcionamento da empresa (indivíduo/concurseiro) normalmente afeta à alta administração; é o instrumento que ampara e guia os fins da empresa (indivíduo/concurseiro), sua atuação temporal e espacial, em todos os aspectos que envolvem a vida da instituição (indivíduo/concurseiro).
O conceito e a estrutura de planejamento estratégico, por mais complexo que pareçam, basicamente envolvem três pontos ou momentos nevrálgicos: o ponto de origem (Ponto A); o caminho; e o ponto de chegada, destino ou objetivo (Ponto B)
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Um dos pontos importante vinculado ao “Ponto A: Origem”, diz respeito ao Diagnóstico Inicial, momento em que o concurseiro irá avaliar qual é o seu ESTADO ATUAL, seja quanto ao conhecimento necessário do conteúdo do edital do concurso pretendido (Avaliado com as ferramentas do Planejamento Estratégico), seja quanto a sua própria condição individual (Avaliado através das Ferramentas do Coaching).
Vamos ver aqui um método para se avaliar em que nível, em sede de conteúdo, está o concurseiro em relação ao seu objetivo.
Para se chegar a um bom diagnóstico, sugere-se que se proceda da seguinte forma:
- Sejam resolvidas (pelo menos) as cinco últimas provas do respectivo concurso, preferencialmente nas mesmas condições encontradas na realização das provas, ou seja, no mesmo horário, dia da semana, e tempo de duração;
- Sejam corrigidas as provas, verificando os acertos e erros (É importante ser o mais fiel possível na correção, considerando erro as questões que forma objeto de “chute”);
- Sejam catalogados e separados por matéria os acertos e erros, em todas as provas;
- Confeccione-se um gráfico/planilha com as porcentagens de erro e acerto por matéria.
Com esse procedimento, tem-se o primeiro passo para a construção de um bom planejamento estratégico para seu estudo.
Acompanhe na próxima postagem um exemplo prático desse diagnóstico, com apresentação de uma tabela e de um gráfico representativos do estado inicial do indivíduo.