Por Cleber da Cruz Cunha.

 

Se você se identificou, esse texto possa te ajudar…

O estudo visando a um concurso público, incluindo provas militares e mesmo vestibulares em geral, deve estar baseado em um plano (PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO), ou seja, um documento escrito que indique em que nível (ONDE) você está; o que é exigido para você passar na prova (AONDE chegar); e quais procedimentos você irá adotar para alcançar o objetivo (COMO chegar).

O fato é que muitos que se propõem a estudar para concurso público cometem um dos dois ERROS:

  • Ou não tem um plano;
  • Ou não seguem o plano estabelecido.

Aquele que não tem um plano retrata a história de Alice no País das Maravilhas, ou seja, “se você não saber para onde quer ir, qualquer caminho serve…”, e o resultado, em termos de concurso, é:  não chegará a lugar nenhum.

O que tem um plano e não segue, na verdade, entra da seguinte ESPIRAL VICIOSA: Planeja, começa, para…planeja, começa, para…planeja, começa, para…planeja…E, com isso, ou não chegue a lugar nenhum; ou não chega aonde efetivamente queria.

Importante frisar que PLANO aqui é entendido como aquele resultado de um PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, e, assim, estruturado e adequado para a realidade de cada um, em suas particularidades, pessoalidades, forças, fraquezas, etc; e não simplesmente a adesão a uma “PÍLULA MÁGICA GENERALIZADA” oferecida por outrem,  o que se igualaria a não ter um plano.

Aqui encontra-se a (uma) GRANDE ARMADILHA: NÃO RECONHECER NOSSO ERRO no que tange a um PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE ESTUDO.

Napoleon Hill (2017) afirma que:

“Geralmente, temos uma tendência de resistir aos nossos erros, tentar encobri-los ou encontrar um bode expiatório – o que, muitas vezes, é um erro maior do que aquele que tentamos encobrir (…) a receita contra isso é muito simples e consiste em quatro passos:

  • Reconheça o erro;
  • Admita-o
  • Corrija-o;
  • Aprenda com ele…”

 

Se isso faz sentido para você, não seria a hora de repensar?

Então…

Pare…ASSUMA A RESPONSABILIDADE…verifique seu estado atual… identifique seu objetivo…planeje…e execute o plano.

 

Lembre-se:

“Ou você tem uma estratégia própria, ou então é parte da estratégia de alguém.” (Alvin Toffler).

 

 

Cognoscere Coaching – A Construção de Um Novo Futuro!

_______________________________________

Referência:

HILL, Napoleon. As 16 leis do sucesso: o livro que mais influenciou líderes e empreendedores em todo o mundo; comentado e adaptado por Jacob Petry. 1 ed. Barueri: Faro Editorial, 2017.