Por Cleber C. Cunha.

 

Você já ouviu comentário assim: “Caramba” fulano sabe tudo e não passa? Ele sabe tudo de Penal, dá até aula, e não consegue passar?

E você! Já se pegou questionando a mesma coisa: Poxa, estudei muito, domino as matérias A, B e C… Por que não consigo passar?

 

Talvez a seguinte história tradicional da Índia consiga nos ajudar…

Seis homens cegos tentam descobrir como é um elefante. O primeiro toca a barriga do animal, e afirma que ele é como uma parede; o segundo toca a presa, e discorda: um elefante é como uma lança; o terceiro toca a tromba, e declara que o animal é como uma serpente; o quarto toca a perna, e contesta: não, um elefante é como uma árvore; o quinto toca a orelha, e defende que ele é como um leque; finalmente o sexto toca o rabo, e assegura que o elefante é como uma corda. Conclusão: cada cego está certo em parte, mas todos estão errados.

(História tradicional da Índia que o poeta americano John Godfrey Saxe (1816-1887) divulgou no mundo ocidental em um poema, “The Blind Men and the Elephant’).

 

A história parece apontar possíveis causas de alguns insucessos em sede de concurso público, respondendo, em parte, os questionamentos e comentários acima vistos.

O Cognoscere Coaching baseia sua atuação nos princípios do Planejamento Estratégico e das melhores ferramentas do Coaching para que o caminho até a aprovação seja efetivamente bem traçado.

Uma importante fase de qualquer planejamento estratégico é conhecer o cenário em que se irá atuar.

 

Sun Tzu já dizia:

Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas.

 

Os concursos públicos vêm exigindo a cada dia um volume maior de matérias e cada uma com sua impotência e peso, não conhecer esse cenário é agir como na história acima, ou seja, apalpar uma parte – Ex. dominar Penal e Processo Penal (Concursos Jurídicos); ou, Matemática (Concurso Militares); e pensar que conhece o todo. Isso não funciona…

Assim, um passo importante no planejamento é analisar o cenário da aprovação, conhecendo, assim:

  • As matérias que caem no concurso;
  • Qual o peso e importância de cada uma delas;
  • Qual o mínimo para aprovação; e,
  • Qual a linha de corte.

 

Veja o Gráfico:

 

Observe-se que mesmo, em regra, tendo médias maiores do que o mínimo do corte final de aprovação, o suposto candidato ficaria reprovado por não conseguir o mínimo em Direito Empresarial, o que mostra claramente uma falha de planejamento.

A partir dessa análise de cenário, você pode construir um plano de estudo capaz de abarcar toda matéria importante, conhecendo o caminho para a aprovação no seu todo e não em partes desconexas que não o levam a lugar nenhum.

 

Lembre-se:

“Um RUMO e um DESTINO fazem a diferença em qualquer situação” (Amyr Klink).

 

Solicite gratuitamente nosso e-BOOK O Segredo do PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO para Concurso Público…mande-nos um email: contato@cognoscerecoaching.com.br

 

Continue nos seguindo.

Cognoscere Coaching – A Construção de Um Novo Futuro!