Por Cleber C. Cunha.
A disciplina é um vigor, uma energia moral, uma força da alma (Martin L. Jones), que nos impulsiona, a despeito de qualquer dificuldade, barreira, limitação, empecilho, ou mesmo derrota – no caso do concurseiro, eventual reprovação anterior, a sempre e sempre buscar o cumprimento dos objetivos e a, assim, a realização dos nossos sonhos.
A disciplina nos permite ver além: idealizar o sonho e antecipar sua concretização; e, com essa visão aplanar o caminho da justa e devida preparação, cujo PLANEJAMENTO (na verdade seu cumprimento) nos levará ao objetivo.
Algumas experiências (resumidas em frases) parecem refletir essa realidade, estampando vidas e atitudes paradigmáticas, senão vejamos:
“MISSÃO DADA, MISSÃO CUMPRIDA” (Jargão Militar).
“AS COISAS NÃO ACONTECEM. AS COISAS SÃO FEITAS PARA ACONTECER” (John F. Kennedy).
“O caminho do valente não segue os passos da estupidez. Quando um samurai DIZ QUE FARÁ ALGO, É COMO SE JÁ O TIVESSE FEITO. NADA NESTA TERRA O DETERÁ NA REALIZAÇÃO DO QUE DISSE QUE FARÁ”. (Código Samurai).
“Antes mesmo que Chamem, EU OS ATENDEREI; antes mesmo de acabarem de falar, EU RESPONDEREI (Perspectiva judaico-cristã da atuação de Deus – Isaias 65:24).
Visualize seu SONHO, estabeleça um PLANO, treine, prepare-se, e caminhe sem parar na direção do seu objetivo, com DISCIPLINA.
Israel Belo de Azevedo [1] parece sintetizar a ideia de disciplina (Com adaptações/paráfrases que seguem entre parênteses):
“Quando fazemos o que fazemos com alegria (DISCIPLINA), o tempo passa rápido, como se estivéssemos em uma festa agradável. Com alegria o dia é curto, a noite é breve, a tarefa (O ESTUDO) é suave, a dor (EVENTUAL REPROVAÇÃO) é amena.
A alegria (DISCIPLINA) fulmina as ingratidões, porque não o fazemos para que nos aplaudam, mas que porque desejamos (SONHAMOS E DISCIPLINARMENTE BUSCAMOS).
Com alegria (DISCIPLINA) temos força para viver (CONTINUAR ESTUDANDO NA BUSCA DOS NOSSOS OBJETIVOS).
Na alegria (DISCIPLINA), antecipamos a eternidade (CONCRETIZAÇÃO DOS SONHOS), onde ela será absoluta.
Quando fazemos o que fazemos com alegria (DISCIPLINA), pode ser que os outros achem que nos arrastamos (ESTAMOS DERROTADOS, NUNCA CHEGAREMOS), quando, na verdade, voamos (EM DIREÇÃO AO OBJETIVO).
Mesmo que o corpo capengue (VENHA O DESÂNIMO, A FRUSTRAÇÃO DE UMA REPROVAÇÃO, A INDIFERENÇA, O DESPREZO, ETC), a alegria (DISCIPLINA) faz nossa alma voar. Se a alma voa (ESTAMOS REALIZANDO NOSSO SONHO ANTECIPADAMENTE), que mais importa?
Bons estudos,
Continue nos seguindo.
COGNOSCERE: A Construção de Um Novo Futuro!
_______________________________________
[1] AZEVEDO, Israel Belo de. Bom dia amigo 2019. Rio de Janeiro: Prazer da Palavra, 2019.