Por Cleber da Cruz Cunha.
A vida do concurseiro muitas vezes não é fácil; barreiras de toda ordem podem se pôr entre o seu estado atual e o objetivo (sonhos, ambições) que pretende alcançar, o que pode afetar a autoconfiança e, em consequência, a força motriz que o impulsiona em direção ao alvo pretendido.
Há uma sensação de incapacidade frente aos problemas, que vai nos condicionando até o ponto de desistirmos dos sonhos, levando-nos a imputar a nós mesmos um certo grau de deficiência que se tornaria a justificativa para os reiterados fracassos.
Acredite! Em minha vida de concurseiro, tive muitas vitórias (EPCAR, ESPCEX – AMAM, Oficial do Corpo de Bombeiro do RJ, EFOMM, TJRJ, Delegado de Polícia Civil MG, Delegado de Polícia Federal, além de diversas faculdades públicas), mas, isso não veio sem várias barreiras, reprovações, frustações, e sensação de incapacidade e mesmo de certa deficiência paralisante.
Mas, a cada reprovação, sentida incialmente como derrota, permiti-me olhar de novo para o alvo, para o objetivo; reorientei a caminhada, acreditei no plano – ESTRATÉGICO, que estruturei; e decidi não desistir; e quando comecei a caminhar novamente para o objetivo, vi que, na verdade, as eventuais derrotas – reprovações – eram apenas degraus que estavam sendo postos na escada da vida para o alcance dos objetivos.
Ao caminhar, percebi que as barreiras existiam, estavam lá, e fazem parte da caminhada, mas que eu não era incapaz, e que eventuais imputações eram externas e não podiam me afetar, e que apenas deveria seguir o plano estratégico montado, e não parar, e as vitórias chegariam…e chegaram.
CREIA…
Você pode…você é capaz…você conseguirá…acredite em VOCÊ…
- ANALISE…
- PLANEJE…
- EXECUTE…
- E, NUNCA…NUNCA…NUNCA…DESISTA…!!!
Lembre-se:
“O que eu temo não é a estratégia do inimigo, mas os nossos erros”. (Péricles)
Continue nos seguindo…
Cognoscere Coaching – A Construção de Um Novo Futuro!