Por Mônica Carvalho.
Queridos leitores,
O sucesso não é algo que nasce pronto; ele precisa ser construído de forma personalíssima por cada um de nós, na medida que sonhamos, desejamos, e projetamos como um objetivo a ser alcançado, realizado.
A definição de sucesso também é pessoal, pode variar de acordo com crenças e valores de cada um; mas uma coisa é certa, seja qual for sua definição subjetiva de sucesso, esse está ligado a conseguir algo de maneira favorável, está ligado a ideia de obter êxito, triunfo, bom resultado.
O que deve ser feito, então, para conquistar o sucesso?
Pode acreditar, essa resposta já está dentro de você.
Albert Schweitzer disse:
“O sucesso não é a chave para felicidade. A felicidade é a chave para o sucesso. Se você ama o que faz, será bem sucedido”.
O que chama a atenção nas várias definições de sucesso é o fato de ser algo que está sempre ligado a um verbo de ação; no caso, o verbo FAZER, expresso na frase “…Se você ama o que FAZ, será bem sucedido”
Assim, para obter o sucesso é imprescindível entrar em AÇÃO, fazer acontecer.
Há de se observar que FAZER ACONTECER é diferente de apenas se movimentar; é entrar em ação sabendo o que se quer, ou seja, aonde se quer chegar, e como se vai chegar, o que implica ter um plano estratégico e pessoal para esse fim.
Eliezer Arantes da Costa (2012, pp. 12-13), ao ensinar sobre Gestão Estratégica, aponta que as experiências do passado e presente, boas ou ruins, pouco contribuem efetivamente para o sucesso ou fracasso futuros, propondo, então, uma nova perspectiva estratégica para a construção de um plano de ação, senão vejamos:
“Esse processo consiste, exatamente, em um exercício de se transportar mentalmente para um futuro desejável, considerado possível, e a partir de lá olhar “para trás”, para o hoje, e perguntar o que deve ser feito no presente para que o idealizado no futuro se concretize”
E, assim, propõe um novo modelo mental, que visa a desenvolver a capacidade de olhar, criticamente, o presente a partir do futuro, e não o futuro com os olhos do presente, e esse seria o grande desafio a vencer, veja o gráfico proposto pelo referido autor:
Logo, o sucesso depende de uma fazer que, afastando-se de condicionantes, de fracasso ou sucesso, do passado ou presente, constrói um planejamento estratégico a partir de um olhar crítico do futuro em relação ao presente:
Você PODE!…VÁ!..VENÇA!…construa o seu SUCESSO!
E lembre-se:
“O covarde nunca começa, o fracassado nunca termina e o VENCEDOR nunca desiste”
(Norman Vicent Peale)
Cognoscere Coaching: A Construção de Um Novo Futuro!
__________________________
Referência.
COSTA, Eliezer Arantes da. Gestão estratégica fácil: construindo o futuro de sua empresa. 1 ed. São Paulo: Saraiva, 2012.