Você já se pegou pensando e/ou questionando o porquê não consegue alcançar seus objetivos, a despeito de muitas horas de estudo e dedicação?

Talvez a resposta passe pelos seguintes questionamentos:

  • Quem está no CONTROLE de sua vida?
  • Quem COMANDA sua preparação?

Uma particular experiência pode nos ajudar a entender melhor a importância do Planejamento Estratégico na preparação para concurso público: o voo do balão.

O voo de balão é uma experiência fenomenal, e nos ensina algumas coisas no que tange ao planejamento estratégico e à preparação para concurso público, vestibulares, e provas diversas.

O princípio do voo de balão está na diferença de ar interno – mais quente, e externo – mais frio, o que permite que o mesmo suba e ganhe os ares; no entanto, não há leme, e a direção depende de fatores externos, como direção do vento, camadas de temperatura, etc, fatores que o piloto conhece mais não controla.

O local do pouso, da mesma forma, é escolhido aleatoriamente pelo piloto, que, com sua experiência, durante o voo, opta pelo local mais adequado, comandando, então, a quantidade de ar quente, fazendo com o que o balão desce e chegue ao solo – não necessariamente no local exato previamente escolhido, podendo haver variações, devido a aspectos vinculados ao terreno e à segurança do pouso.

Sob o ponto de vista do passageiro, não há qualquer ato que o mesmo possa fazer para mudar a direção, a altura do balão, ou o local do pouso; o passageiro fica, completamente, sob o domínio de fatores externos, nas condições acima colocadas, não tendo qualquer comando da situação, sendo simplesmente levado.

Essa experiência nos traz um ensinamento importante no que tange ao estudo e à preparação para concursos, vestibulares e outras provas: VOCÊ TEM DE ESTAR NO COMANDO DE SUA PREPARAÇÃO.

Esse comando implica:

  • Saber onde está – Diagnóstico Inicial: Quais matérias caem na prova; em ordem e nível de importância; quais você domina; quais precisa estudar mais, etc;
  • Saber para onde deseja ir – Qual é o concurso e/ou vestibular específico pretendo prestar: suas especificidades; fases; bibliografia; membros de banca; etc;
  • Ter ferramentas para controlar seu voo – um Edital Esquematizado; um Planner; material de conteúdo específico, escolhido conforme análise própria;
  • Saber usar essas ferramentas;
  • E, com isso tudo, voar até seu objetivo…NO COMANDO.

Ou você assume de uma vez por todas o comando de sua preparação, ou ficará voando para qualquer lado, levado por fatores que você não comanda nem controla, podendo pousar em qualquer lugar, e, TALVEZ, somente, TALVEZ, pouse no seu objetivo.

Mas calma!

Como visto…Você não só PODE como é CAPAZ de… e DEVE assumir o comando de sua preparação!

Lembre-se:

“Ou você tem uma estratégia própria, ou então é parte da estratégia de alguém” (Alvin Toffler)